25 de jun. de 2009
22 de jun. de 2009
20 de jun. de 2009
15 de jun. de 2009
Reflexões de uma ovelha...
Ano após ano temos tido a oportunidade de homenagear o nosso pastor, de celebrar este dia tão especial. Nesta ocasião queremos nos juntar a Deus em oração sincera a pedir que nos faça ovelhas obedientes e submissas, entendendo que estas são atitudes que de fato favorecem um exercício ministerial pautado na alegria. O contrário não é proveitoso para a qualidade de vida de nenhum pastor, nem tão pouco de nenhuma igreja. Tal orientação já nos foi dada no texto de Hebreus 13:17, que nos diz: “ Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo: porque isto não aproveita a vós outros.”
Penso no valor da alegria, nos frutos que ela pode gerar e da dimensão que essa realidade pode nos alcançar enquanto igreja e isso me faz desejar mais e mais repensar a maneira que precisamos lidar com os desafios que se colocam muitas vezes como” ladrões de alegria” na caminhada de um ministério pastoral. Imagino as noites em claro permeadas por preocupações com aquelas ovelhas que insistem em caminhar longe do aprisco e facilmente se perdem, outras que teimam em alimentar-se de alimentos contaminados por ervas daninhas e logo se enfraquecem, há aquelas que teimosamente resistem a direção que lhe é dada pelo seu pastor ficando vulnerável a todo ataque dos “predadores” .
Essas e outras situações trazem desconforto, preocupações a todo pastor que diante da sua responsabilidade de cuidar, alimentar, proteger o seu rebanho se sente muitas vezes abatido trazendo em seu rosto as marcas de lágrimas silenciosas que tem que ocultar ...
Penso na necessidade que temos de lembrar que SER pastor tem implicações as mais diversas tais como: alegrias, frustrações, incertezas, convicções, expectativas, medo, dor e tantos outros sentimentos inerentes ao todo SER humano e à partir daí nos colocarmos lado a lado com a disposição de nos submetermos a orientação do Supremo Pastor entendendo que é N’Ele que encontraremos forças, graça, poder e direção para uma caminhada significativa.
Que nossa oração e desejo seja sempre somar as alegrias, multiplicar o amor, subtrair as tristezas, dividir os problemas para não sermos motivos de lágrimas na vida de nenhum pastor.
(Ministério de Educação Religiosa)
7 de jun. de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)