5 de abr. de 2013

Libertos para servir



‘‘Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade, mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor’’. (Gálatas 5:13)

Iniciamos o segundo trimestre do ano com o sugestivo tema acima, a ser estudado na Escola Bíblica Discipuladora, com base nos ensinos do apóstolo Paulo em sua carta às igrejas da Galacia. A minha primeira recomendação é que façamos no início deste período, uma leitura completa desta carta, para em seguida, a medida que passam as semanas, nos debrucemos sobre cada parte detalhada pelo escritor de nossa revista Palavra e Vida, para que tenhamos oportunidades de reflexões mais profundas sobre os preciosos ensinos do apóstolo, os quais precisamos tomar como parâmetros para nossa vida e nosso relacionamento com Deus.
Considero como síntese deste documento, o texto acima, que nos convida pensar em liberdade com responsabilidade. Neste tempo em que as pessoas entendem (ou preferem entender) que liberdade é dar lugar aos instintos carnais, o autor nos adverte a ter cuidado e fugir desta pseudo liberdade que leva ao libertinismo. A carta não somente adverte contra o legalismo assim como chama atenção dos crentes cuja tendência era um frouxo comportamento em relação aos requisitos morais e éticos que apontam os ensinos de Cristo e dos apóstolos. Penso que o momento que estamos vivendo requer termos cuidado, ou melhor, estejamos muito mais atentos, pois muita coisa está sendo feita em nome do Evangelho mas que na verdade não traduz aquele genuinamente ensinado nas Escrituras.
‘‘Servir uns aos outros’’ é também um grande desafio que faz parte de um contexto hodierno em que as pessoas estão preocupadas mais em serem servidas, visto que, servir requer renuncia de interesses particulares, dedicação, empatia, trabalho, cuidado, carinho, disposição, paciência e demais características do fruto do Espírito e na grande maioria estas coisas não fazem parte de nossas preocupações.
É urgente fazermos uma avaliação de nossa vida e estes estudos nos ajudarão nestas reflexões. Assim sendo, aproveite o material que você recebeu e com a Bíblia na mão e assiduidade na presença a sua classe de EBD, tenha um trimestre ricamente abençoado.

Um abraço do seu pastor e amigo
Geovani Colares

Um comentário:

  1. Grata ao Senhor Jesus por tudo que ouvi e senti no culto de hoje pela manhã.
    Deus nos dá sempre oportunidade de servi-lo. Precisamos querer! E temos LIBERDADE pra isso!
    O Senhor é maravilhoso porque nos dá esta liberdade!

    ResponderExcluir