6 de set. de 2013

DA MONTANHA PARA O VALE

Em todos os evangelhos, o apóstolo Pedro demonstra continuamente como deus gosta de usar seres humanos comuns para alcançar objetivos celestiais. Considere apenas algumas de suas estonteantes subidas ao topo da montanha e suas assustadoras descidas ao fundo do vale.
Quando Jesus e os discípulos visitavam a região de Cesareia de Felipe, o mestre perguntou: “quem os outros dizem que o filho do homem é?”. Os discípulos deram várias respostas – nenhuma delas correta. Mas Pedro bradou: “tu és o cristo, o filho do deus vivo”. Jesus elogiou Pedro por seu discernimento e profetizou que a igreja seria fundada exatamente sobre essa confissão de fé (Mt 16:13-19). Topo!
            Durante uma forte tempestade noturna, os discípulos remavam seu barco com dificuldade quando viram Jesus andando sobre a água. Acharam que era um fantasma, mas Cristo acabou com o mal-entendido. Quando Pedro recompôs, pediu permissão para andar sobre a água. Jesus concedeu (Mt 14:22-29). Topo!
            Ma quando Pedro viu as ondas revoltas e ouviu o barulho do vento, teve dúvida e imediatamente começou a afundar (Mt 14:30-32) Vale!
            Jesus levou Pedro, Tiago e João ao cume de uma montanha, onde viram sua glória celestial revelada. Moisés e Elias apareceram junto a Jesus (Mc 9:2-4). Topo!
            Mas Pedro ficou tão deslumbrado diante da maravilhosa exibição que, de forma imprópria, ofereceu-se para construir três tendas (Mc 9:5-6). Vale!
            Na noite em que Jesus foi preso, Pedro, depois de insistir que nunca abandonaria seu Senhor, negou três vezes que o conhecia (Mt 26:31-35,69-75). Vale!
            Entretanto, depois da ressurreição de Jesus, Pedro e o Senhor tiveram um café da manhã de reconciliação, e Jesus deu ao discípulo a oportunidade de reafirmar seu amor por ele três vezes (Jo 21:15-19). Topo!
            No dia de Pentecoste, quando o Espírito Santo desceu, Pedro pregou um sermão poderoso que levou três mil pessoas a Cristo (At 2). Topo!
            Contudo, algum tempo mais tarde, mesmo depois deter sido comissionado por Deus para levar o evangelho aos gentios, Pedro os desprezou em favor de alguns judeus cristãos legalistas, o que lhe rendeu uma dura repreensão do apóstolo Paulo (Gl 2:11-16). Vale!
            Todos nós alcançamos topos e descemos a vales em nossa jornada com Cristo. O truque é não tentar acampar na montanha, nem relaxar no vale, mas continuar seguindo adiante – um passo determinado atrás do outro – “até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo” (Ef 4:13).
 

Moral da História: Topos e vales vêm e vão, mas progredir é uma escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário