17 de fev. de 2012

DESAFIADOS À PRÁTICA DA BÍBLIA

“Levanto a Deus a minha voz; a Deus levanto a minha voz, para que Ele me ouça. No dia da minha angústia, busco ao Senhor...” (Sl. 77.1-2a) Dando continuidade ao tema do último boletim, quero chamar a atenção para a importância da nossa devoção particular, nossos momentos de intimidade com Deus e o texto acima parte do Salmo 77, nos convida a refletirmos sobre isso (leia o texto completo). “O que o Salmista está nos comunicando sobre seu momento de devoção pessoal, é alguma coisa de sublime importância para a vida do crente. O que ele diz fazer diariamente, deveria ser algo presente em nossas vidas também. Este Asafe, escritor deste Salmo e de vários outros, era um dos responsáveis pelos cânticos de louvor, desde os tempos de Davi. Os seus filhos se perpetuaram neste trabalho, dirigindo a parte musical (instrumentos e corais) dos cultos, com o templo depois, e até a restauração com Esdras e Neemias mais tarde. Nestes versículos ele nos transmite a idéia de que era à noite que se recolhia para pensar e escrever os seus Salmos (“Lembro-me do meu cântico”) refletia e meditava intimamente (“Consulto com o meu coração”) e finalmente, sondava o seu interior, questionava-se (“Examino o meu espírito”). Eis aí um exercício que todos nós crentes deveríamos cultivar em nossas vidas hoje. O hábito de encerrar os nossos dias num momento de devoção como este, em que através de um exame interior, pudéssemos “cantar” ao Senhor agradecendo as bênçãos recebidas e as lutas vencidas, ler a palavra de Deus e refletir sobre o texto, seu significado e aplicação ao viver, e orar indagando e sondando o coração sobre os passos a tomar, as vontades que nos estão movendo, os propósitos que nos estão atraindo. Um Deus Santo como o nosso, exige de cada um de nós que nos dizemos crentes, momentos “santos” assim, separados para devoção, para o culto, para o exame interior. Só ampliaremos a nossa vida cristã, no grau de santidade que devemos alcançar, na medida em que através de momentos assim, venhamos a crescer em nossa espiritualidade, aumentar a nossa comunhão com Ele, sentir a presença Dele em nosso viver.

VOCÊ ESTÁ BUSCANDO ISSO?

(Livro Atualidades com Adaptações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário