9 de jun. de 2013

Ser pastor – um chamado à perseverança!



“Na presença de Deus e de Cristo Jesus, (...) ordeno a você, com toda a firmeza o seguinte: por causa da vinda de Cristo e do seu Reino, pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda anime e ensine com toda a paciência.” ( II Tim.4:2,)

Parabenizamos nossos pastores em exercício e aos que estão em processo de formação para o ministério. Apropriamo-nos do texto extraído da carta pastoral de Paulo à Timóteo para encorajá-los a perseverar na fé e na obediência ao chamado.
            Em primeiro lugar, é preciso ter a consciência do chamado e do propósito da missão. Ter a convicção de que a voz que o convocou foi a voz firme e amorosa de Deus, ser motivado por este amor e pela clareza da relevância da missão impulsiona a prosseguir no cumprimento do chamado. Isto será um grande diferencial frente aos desafios, adversidades e enfrentamentos.
·          Prega a Palavra, insiste, fique firme – Em todo o tempo pregue a Palavra. Ainda que haja resistência da parte de alguns, não se limite a falar o que as pessoas querem ouvir, apresente a verdade de Deus!  A Palavra de Deus é a única que tem o poder de gerar vidas transformadas!
·         Admoesta, Aconselhe, corrija – Não perca a oportunidade de conduzir o homem ao arrependimento de seus erros, confronte-o com amor e com firmeza. Esta atitude exigirá de você coragem e dedicação. Em algumas situações poderá até sofrer rejeição, entretanto, é assim que poderá  salvar vidas!
·         Exorte, anime, encoraje, console – O pastoreio, o cuidado, o acolhimento é a maior expressão de amor que precisa alcançar os abatidos e feridos pelas adversidades da vida. É algo que exigirá de você desprendimento, sensibilidade, empatia, compaixão. Contudo, é o caminho que conduzirá o ferido a cura, a restauração, a vida!
·         Ensine com toda a paciência – Não desista daqueles que demonstram dificuldades em assimilar o que está sendo ensinado. – Cada um tem seu ritmo próprio para aprender, importante entender que no ritmo próprio todos têm capacidade de aprender. O ensino contínuo promove mudanças. Persevere!

Agradecemos a Deus pela vida de nossos pastores, reconhecendo o quanto são valiosos para nossa edificação. Pela dedicação ao ensino e pregação da Palavra, pela correção, pela consolação na Palavra, o nosso muito obrigado! Deus os abençoe e continue fazendo prosperar o trabalho de vossas mãos!



                                                           Igreja Batista Central em B.Roxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário