26 de jan. de 2011

DEIXE A SUA LUZ BRILHAR


"Vós sois a luz a do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus". (Mt. 5 14 - 16)
Mais uma semana recorremos ao discurso de Jesus Cristo chamado Sermão do Monte, para aprendermos coisas práticas para o nosso viver de cada dia. O Mestre, nos seus ensinos usou de ilustrações e comparações de facílimo entendimento aos seus ouvintes. Essas comparações empregadas por Jesus nos transmitem o ensinamento daquilo que Ele espera de nós, os seus seguidores, pois Ele mesmo sabia quão facilmente nos inclinamos por esquecer a nossa função neste mundo. Uma lâmpada, conforme explica o nosso Senhor - e Ele estava apelando para o nosso bom senso natural e comum - uma lâmpada se acende a fim de que ilumine a todos quantos estiverem no interior da casa. Não há outra finalidade em vista quando alguém acende uma lâmpada, exceto essa. O objetivo inteiro é que a luz seja disseminada e difundida naquela área especifica. Portanto, essa é a primeira declaração que precisamos seriamente considerar - o que eu e você somos: luz do mundo - definição apresentada pelo próprio Senhor Jesus Cristo.
Meu querido irmão em Cristo: você já refletiu nesta tremenda responsabilidade? Em outras palavras, se somos crentes verdadeiros nós não podemos nos ocultar. Sim, o cristão de verdade não pode deixar de ser notado, pois se ele está vivendo e funcionando como crente, sempre assume uma posição saliente, não esconde a sua luz nem tenta ocultar a sua identidade.
O texto diz que devemos resplandecer para que as pessoas ao olharem para nós, " glorifiquem ao nosso Pai que está nos céus". Melhor dizendo, cumpre-nos viver de tal modo que, quando olharem para nós, o nosso viver se constitua num problema difícil de explicar. As pessoas vão perguntar porque somos diferentes na conduta, comportamento, na palavra, nas reações e os nossos semelhantes serão impelidos a uma única explicação verdadeira a saber: que somos filhos de Deus. Nós nos temos feito refletores de Cristo, cópias do Senhor, manifestando em nosso viver a glória de Deus. É difícil? Talvez, mas não impossível pois se isto não fosse possível, o nosso Senhor não teria apontado essa possibilidade. A responsabilidade é nossa. Ele quer que brilhemos mas somos nós que decidimos se deixamos ou não a luz brilhar. Não há meio termo entre luz e trevas, ou temos uma coisa ou temos a outra; e também não há comunhão entre a luz e as trevas. Ou temos luz ou temos trevas. Não nos deixemos ser parecidos com os padrões mundanos, sejamos radicais envidando todos os esforços para fazer a diferença, isto é: DEIXEMOS NOSSA LUZ BRILHAR!

Que Deus nos Ilumine!
Pr. Geovani Colares

Nenhum comentário:

Postar um comentário