4 de jan. de 2010

ANO NOVO, VIDA NOVA

“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio” (Salmos 90:12).
Já estamos vivendo os primeiros momentos de um novo ano que Deus nos dá. Quantas expectativas, quantos projetos e quantos sonhos se acumulam em nossos corações, assim como muitos desafios nos aguardam nos próximos 365 dias. É tempo de renovar propósitos, avaliar nosso compromisso com Deus, com a família e com a Igreja do Senhor. No texto em referência, que é parte da oração de Moisés, vemos refletido o desejo de um homem em aprender com Deus a viver uma vida útil e abençoadora. O contexto do Salmo demonstra claramente que este homem tinha profunda convicção de que o verdadeiro sentido da vida é experimentado quando reconhecemos o poder de Deus e seu domínio sobre todas as coisas e é Ele, soberano, a fonte da sabedoria que nos ensina a viver uma vida útil e de qualidade.
Assim sendo, é importante e urgente que não só nos primeiros dias de um novo ano que começa, mas todos os dias de nossa vida, esse texto faça parte da nossa oração, pois em tempos tão difíceis que vivemos, mais do que nunca, precisamos de sabedoria para administrar cada momento, cada situação que enfrentamos.
Muitas são as lições que podemos tirar desta oração, mas quero em nome de Jesus, convidar meus amados irmãos para pensar em pelo menos três maneiras de alcançarmos corações sábios e viver uma vida útil, produtiva e que agrade ao Senhor:
1) Aprenda a priorizar o Reino de Deus. Coloque em prática o que Jesus ensina em Mateus 6:33 “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça e todas essas coisas vos serão acrescentadas”. Creia na palavra de que Ele sabe o que necessitamos e na promessa de que Ele tudo suprirá. Valorize cada minuto, cada momento do novo ano separando e investindo tempo no estudo da bíblia e na devoção particular, orando e vigiando conforme nos ensina Paulo em Efésios 6:18. Saiba que você pode estar fazendo muitos planos mas é o Senhor que vai determinar suas realizações – “Muitos são os planos no coração do homem, mas o designio do Senhor, esse prevalecerá” (Prov. 19:21).
2) Invista na família. Todos temos obras e projetos que estão perto do nosso coração. Todos recebemos nossas respectivas missões e unções especiais para realizá-los, mas sabemos que todo esforço humano é vão se Deus não edificar a nossa casa – “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” (Salmos 127:1). A nossa missão é nos colocar nas mãos de Deus para sermos instrumentos nesta edificação. Amor e respeito ao cônjuge, aos filhos, aos pais e a todos quantos o Senhor tem colocado em o nosso universo de vida familiar. A nossa família é o maravilhoso presente que Deus nos dá afim de experimentarmos a verdadeira felicidade.
3) Valorize a igreja. Embora saibamos que nenhum crente ou igreja esteja perto da perfeição, tenho aprendido que a igreja é “um ensaio geral para o Céu” (Frizzel) e já que vamos viver juntos para sempre, precisamos aprender desde já o valor que existe em buscarmos aqui nesta convivência a descoberta de um bom relacionamento para glorificar o nome do Senhor. Ódio, amargura, falso perdão, fofocas, calunias, julgamentos precipitados, insinuações maldosas, desonram e profanam o nome de Deus (Prov. 6:16-19). Seja um canal abençoador e mais um filho de Deus com visão otimista para a sua igreja.
Que o Senhor nos ajude neste ideal de sinceramente alimentarmos em nosso coração o desejo de melhorar nossa qualidade de vida buscando a verdadeira sabedoria, aquela que “vem do alto (Tiago 3:14-18) que é a pura, pacifica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.”

Deus nos abençoe! Feliz 2010!
São os desejos sinceros do seu pastor e amigo.
Geovani Colares Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário