29 de jul. de 2010

JUNTOS SOMOS MELHORES

"Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união" (Salmo 133, 1).

Iniciamos hoje o Mês do Jovem e do Adolescente e o tema escolhido não poderia ser mais adequado e contextual, visto que o tempo em que vivemos é caracterizado por tremendas crises de relacionamento, em que as pessoas tem medo, desconfiança e insegurança na aproximação do outro. Infelizmente, temos que admitir que como cristãos não temos percebido que esta influência tem sido um dos grandes impecílios para o avanço do Reino de Deus. Ainda estamos longe de descobrir que aquilo que nos une é muito maior e mais importante do que aquilo que nos separa. Formamos um povo diferente e a nossa missão é anunciar a mensagem de harmonia, paz e amor daquele que é a unidade perfeita - Pai, Filho e Espítito Santo.

A analogia Paulina é perfeita no seu princípio didático quando fala do corpo. Há um só corpo, uma só cabeça - Cristo. Cristo não é divisível. Há poder na unidade. Nós, Igreja de Cristo, precisamos buscar esse poder pois sabemos que quando a unidade se desintegra, o poder se desfaz. Uma igreja unida pode cumprir o que quer que seja que Deus tenha para ela executar. Temos uma missão mas se nos consumirmos com dissensões, picuinhas e brigas internas não restará poder para executarmos a missão de Jesus de alcançar o mundo perdido. Se um corpo humano for dividido perderá a sua força. Há um vigoroso poder numa igreja unida. Unida no serviço, na adoração, na celebração, na proclamação.

Assim sendo é importantíssimo para cada um de nós, adolescentes, jovens e adultos, refletirmos de forma séria e honesta perguntando a nós mesmos o que estamos fazendo para que a verdadeira comunhão seja uma realidade em nosso meio. De que forma eu e você estamos contribuindo para que a unidade não se desintegre. O quanto estamos preocupados com o nosso irmão que muitas vezes está sentado ao nosso lado mas isolado e solitário nos seus dramas pessoais ou familiares.

Na oração de Jesus por nós, está claro que a nossa comunhão será a extraordinária maneira que o mundo será impactado pelo poder de Deus. As pessoas vão compreender o grande amor de Deus ao verem esse amor sendo refletido em nosso relacionamento.

Cada um de nós devemos tomar a iniciativa em busca desse ideal pois todos fomos alcançados pela oração do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e temos o compromisso de como seus discípulos, honrarmos o seu desejo para todos nós: "E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; para que todos sejam um; assim como Tu, oh Pai, és em mim e eu em ti para que também eles sejam um em nós: para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; eu neles e tu em mim para que eles sejam perfeitos em unidade a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste e que amaste a eles assim como me amaste a mim" (João 17, 20-26).

O Senhor falou: obedeçamos. Vivamos em comunhão para nos abençoarmos mutuamente e abençoarmos o mundo. Que Ele nos ajude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário